segunda-feira, 27 de julho de 2009

ABGLT ganha status consultivo junto à ONU


---------- Forwarded message ----------
From: Toni Reis
Date: 2009/7/27
Subject: Confira a votação - ABGLT ganha status consultivo junto à ONU
To:


ABGLT ganha status consultivo junto à ONU

Confira a votação dos 54 países que compõem o Conselho Econômico e Social da ONU


PAÍS Voto para o status consultivo da ABGLT


Alemanha A favor

Arábia Saudita Contra

Argélia Contra

Barbados Abstenção

Belarus Contra

Bolívia A favor

Brasil A favor

Cabo Verde Ausente

Camarões Contra

Canadá A favor

Cazaquistão Abstenção

China Contra

Congo Abstenção

Costa de Marfim Abstenção

El Salvador A favor

Estados Unidos da América A favor

Estônia A favor

Federação Russa Contra

Filipinas Abstenção

França A favor

Grécia A favor

Guatemala A favor

Guiné-Bissau Contra

Holanda A favor

Índia Abstenção

Indonésia Contra

Iraque Contra

Japão A favor

Liechtenstein A favor

Luxemburgo A favor

Malásia Contra

Malaui Abstenção

Marrocos Ausente

Maurício Abstenção

Moçambique Abstenção

Namíbia Abstenção

Níger Ausente

Noruega A favor

Nova Zelândia A favor

Paquistão Contra

Peru A favor

Polônia A favor

Portugal A favor

Reino Unido A favor

República de Coreia A favor

República de Moldova Abstenção

România A favor

Santa Lúcia Abstenção

São Cristóvão e Névis Abstenção

Somália Ausente

Sudão Contra

Suécia A favor

Uruguai A favor

Venezuela A favor


A favor 25

Contra 12

Abstenção 13

Ausente 4

Total: 54


Segundo John Fisher, da ONG ARC-International, foi a maior margem de votos favoráveis já obtida por qualquer ONG LGBT candidata ao status consultivo junto à ECOSOC.


ABGLT ganha status consultivo junto à ONU

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, ganhou na manhã desta segunda-feira (27/07) status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas, em sessão realizada em Genebra. O Conselho aprovou a candidatura da ABGLT com 25 votos a favor e 12 contra. 13 países preferiram não se posicionar. A ABGLT é a primeira organização LGBT de um país em desenvolvimento do hemisfério Sul a receber o status consultivo.

O status consultivo é uma das principais formas de acesso ao sistema da ONU pela sociedade civil. Permite que organizações não governamentais (ONG) possam apresentar depoimentos verbais e relatórios escritos em reuniões da ONU, e que possam realizar eventos nas dependências da ONU. Com o status, ONG LGBT podem ampliar a atenção dada pela ONU à violação de direitos humanos e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero que ocorre pelo mundo (veja o relatório da ILGA “Homofobia de Estado, 2009” em http://www.abglt.org.br/port/homofobia.php).

Para Toni Reis, presidente da ABGLT, "O status significa um avanço na conquista dos direitos humanos para LGBT. A ABGLT atuará incessantemente na defesa dos direitos de pessoas LGBT no mundo, para que nos 7 países onde há pena de morte e nos 80 que criminalizam a homossexualidade essas leis sejam revogadas e substituídas por leis que reconheçam a plenitude dos direitos humanos para todas e todos, inclusive LGBT. Queremos direitos iguais, nem menos, nem mais.”

Reis também acrescentou que “o apoio recebido do Governo Brasileiro foi fundamental para aprovação do status consultivo, em especial o apoio das Missões Brasileiras junto à ONU em Nova Iorque e Genebra, o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e o apoio do Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde que possibilitou que a ABGLT pudesse estar presente para defender sua candidatura nas quatro vezes em que foi debatida.”

Nessa última sessão do Conselho Econômico e Social, a ABGLT também contou com o apoio intenso de um grupo de quatro ONG internacionais de direitos humanos: ARC International; Human Rights Watch; ILGA – Associação Internacional de Lésbicas e Gays; e a International Gay and Lesbian Human Rights Commission.


Na ONU são poucas as ONG LGBT que têm status consultivo. Com a exceção de duas organizações de lésbicas, uma dos Estados Unidos e outra da Austrália, que têm o status há mais de 10 anos, a iniciativa de ONG LGBT se candidatarem ao status consultivo se iniciou em 2006, e de lá para cá apenas oito organizações LGBT conseguiram. Com a exceção da ABGLT e uma organização canadense, as demais são todas europeias.

A decisão do Conselho representa a culminação de três anos de avaliação da candidatura da ABGLT pelo Comitê de ONG do Conselho Econômico e Social. A candidatura foi apresentada em 2006. Em sessões do Comitê de ONG realizadas em maio de 2007, janeiro de 2008 e janeiro de 2009, houve muita oposição à candidatura da ABGLT principalmente por parte dos países islâmicos representados no Comitê, por se tratar de uma organização de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, sendo que na maioria dos países islâmicos a homossexualidade é criminalizada, e até punida por morte em alguns. Por uma diferença de dois votos, a última sessão do Comitê de ONGs determinou pela não-recomendação da concessão do status consultivo à ABGLT, cabendo a decisão final ao próprio Conselho. A posição do Comitê de ONG em relação à ABGLT segue uma série de manobras e decisões tendenciosas em relação à sua avaliação das candidaturas de outras ONG LGBT ao status consultivo, colocando em dúvida sua natureza democrática. Das últimas oito candidaturas LGBT, o Comitê opinou pela não-recomendação de sete, tendo suas decisões anuladas pelo próprio Conselho.

Maiores informações

Em Genebra, Alexandre Böer, integrante do Projeto Orientação Sexual e Identidade de Gênero são Direitos Humanos (ABGLT)

alexandreboer@somos.org.br

Toni Reis, presidente da ABGLT

presidencia@abglt.org.br

Léo Mendes, Secretário de Comunicação da ABGLT

liorcino@yahoo.com.br

(62) 8405 2405


Nenhum comentário:

Postar um comentário