sexta-feira, 22 de maio de 2009

UFBA: Novos estudos sobre gênero serão debatidos no V Enecult


Novos estudos sobre gênero serão debatidos no V Enecult



O V Enecult (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura -
www.enecult.ufba.br), que ocorre na próxima semana em Salvador, vai
contar com a participação de três importantes pesquisadores que
estudam gênero e sexualidade no Brasil. Guacira Lopes Louro, Larissa
Pelúcio e Luiz Paulo da Moita Lopes debaterão os novos estudos sobre
gênero em uma mesa-redonda, no dia 29 de maio, às 10h, no salão da
Reitoria da UFBA. ?Quais são as colaborações dos chamados estudos gays
e lésbicos, da travestilidade e da masculinidade, ainda pouco
desenvolvidos no Brasil, para as discussões sobre gênero? Essa é uma
das questões centrais propostas para a mesa-redonda?, explica o
professor Leandro Colling, vice-coordenador do Cult (Centro de Estudos
Multidisciplinares em Cultura - www.cult.ufba.br), que realiza
anualmente o Enecult.

A professora Guacira Lopes Louro, da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, é conhecida divulgadora e estudiosa da teoria queer no
Brasil. Vários dos seus trabalhos tratam sobre como a escola não está
preparada para discutir gênero e sexualidade, especialmente quando os
professores se deparam com estudantes que não são heterossexuais. O
professor Luiz Paulo da Moita Lopes, da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, também trabalha com temáticas semelhantes, em especial como
ocorre a construção das identidades de gênero em várias instituições,
a exemplo da escola, a família e a mídia. Já a pesquisadora Larissa
Pelúcio, da Universidade de Campinas, estuda as travestis. Atualmente,
desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado intitulada "Trans migrações:
co rpos, gêneros e prazeres na experiência de travestis brasileiras na
indústria espanhola do sexo".

A mesa-redonda foi sugerida pelo grupo de pesquisa Cultura e
Sexualidade (Cus), que integra o Cult. O grupo pesquisa a
representação da homossexualidade nas telenovelas da Rede Globo. Os
primeiros resultados do estudo já se encontram disponíveis no site
http://www.cult.ufba.br/pesq_cult_sexualidade.htm. No V Enecult, os
pesquisadores do Cus também apresentarão novos resultados da pesquisa,
em uma sessão de trabalhos que ocorre na sala 9 da Faculdade de
Comunicação/UFBA, na quarta-feira (27), das 14h30 às 16h.


Veja o mini-currículo dos integrantes da mesa-redonda:

Guacira Lopes Louro/UFRGS - Doutora em Educação pela Universidade
Estadual de Campinas - UNICAMP, aposentada como professora titular da
Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, onde conti nua atuando
como pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em
Educação. Fundadora do GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações
de Gênero (www.ufrgs.br/faced/geerge) da UFRGS, dentre os livros de
sua autoria destacam-se: Gênero, sexualidade e educação: uma
perspectiva pós-estruturalista; Currículo, gênero e sexualidade; Um
corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer; e a
organização de O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Dentre
demais trabalhos: O "estranhamento" queer; Teoria queer: uma política
pós-identitária para a educação; Os Estudos feministas, os estudos
gays e lésbicos e a teoria queer como políticas de conhecimento;
Heteronormatividade e homofobia; Currículo, gênero e sexualidade -- O
"normal", o "diferente" e o "excêntrico"; Sexualidades contemporâneas:
politicas de identidade e de pós-identidade.
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Larissa Pelúcio/UNICAMP - Doutora em Ciências Sociais pela
Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, pesquisadora-colaboradora
do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP) e participante do grupo
de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações, da UFSCAR. Atuando em
temas como sexualidade, saúde, corporalidade, travestis e gênero,
atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado intitulada "Trans
migrações: corpos, gêneros e prazeres na experiência de travestis
brasileiras na indústria espanhola do sexo". Dentre as suas principais
publicações, destacam-se: Nos nervos, na carne, na pele: uma
etnografia sobre prostituição travesti e o modelo preventivo de AIDS
(tese); Toda Quebrada na Plástica: Corporalidade e construção de
gênero entre travestis paulistas; Três Casamentos e Algumas Reflexões:
nota sobre conjugalidade envolvendo travestis que se prostituem;
Sexualidade, gênero e masculinidade no mundo dos T-lovers; A prevenção
do desvio: o dispositivo da Aids e a repatologização das sexualidades
dissidentes; "Mulheres com Algo Mais" - corpos, gêneros e prazeres no
mercado sexual travesti; Fora do Sujeito E Fora do Lugar: reflexões
sobre performatividade a partir de uma etnografia entre travestis que
se prostituem; Gozos ilegítimos Tesão, erotismo e culpa na relação
sexual entre clientes e travestis que se prostituem; Travestis
Brasileiras - Singularidades nacionais, desejos transnacionais;
Soropositividade, Pressão e Depressão: da Vida Nervosa das Travestis
Vivendo com HIV/Aids; Mover-se é Luxo - travestis brasileiras e
mercado transnacional do sexo, restrições, desafios e direitos no
cenário europeu contemporâneo; Politização da Aids e formação do
ativismo soropositivo; Academia, gestores públicos e movimento social
- diálogos necessários.
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Luiz Paulo da Moita Lopes/UFRJ - PhD em em Linguística Aplicada pela
Universidade de Londres, Professor Titular do Programa
Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da Universidade Federal do
Rio de Janeiro - UFRJ e pesquisador do CNPq - Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Estuda especificamente os
processos de construção das identidades sociais (gênero, sexualidade e
raça), o discurso e práticas identitárias em contextos institucionais
(escola, família, mídia, hospital, sindicato, comunidades de samba, de
hip-hop etc.) e letramentos escolares e não-escolares (digitais,
midiáticos etc.) como espaços de construção das identidades sociais.
Dentre os seus livros publicad os, destacam-se: Identidades: Recortes
Multi e Interdisciplinares; Discursos de Identidades: Discurso como
espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão
na escola e na família; Identidades Fragmentadas: a construção
discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Dentre
demais trabalhos, estão: Discursos sobre gays em uma sala de aula do
Rio de Janeiro: é possível queer os contextos de letramento escolar?;
Discurso como ação social: construindo a identidade de orientação
sexual na escola; Momentos queer no contexto educacional: desafios na
construção de performances alternativas para os corpos;
Desestabilizações discursivas queer no letramento escolar: desafiando
performances corporais naturalizadas; Como ser homem, heterossexual e
branco na escola: posicionamentos múltiplos em narrativas orais;
Gêneros e sexualidades nas prátic as discursivas contemporâneas:
desafios em tempos queer; A teoria queer em Lingüística Aplicada:
enigmas sobre 'sair do armário' em salas de aula globalizadas.
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Fonte: Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br

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