| "Alex", adolescente trans de 17 anos, foi diagnosticado com transtorno de identidade de gênero e ganhou na Justiça australiana a permissão para a retirada total de seus seios. O jovem faz tratamento hormonal desde os 13 anos para interromprer a menstruação e impedir o desenvolvimento de seu busto.
A juiz do Tribunal de Família de Melbourne, Diana Bryant, disse em entrevista ao jornal "The Age" que o melhor para Alex é a operação "o mais rápido possível", pois enquanto menor de idade o paciente poderá usufruir dos serviços oferecidos pelo governo. A única preocupação da juíza era em relação a Alex mudar de opinião nesse meio tempo, fato que já aconteceu em outros casos. Mas para ela a "evidência foi de que a operação era do interesse dela".
Nem todos concordam. O eticista Nick Tonti-Filippini atentou para o fato da medicina não reconhecer a cirurgias de adequação genital como tratamento para o transtorno de identidade de gênero. Para o médico, "isso é psicológico. O que estão querendo é fazer com que uma realidade biológica corresponda a uma falsa crença", disse.
Ele lembrou do caso de um jovem de 22 anos, morador de Melbourne, que entrou com processo contra os médicos que o operaram, pois, após o processo de adequação genital, se arrependeu e alegou não ter sido bem orientado. Nick diz ainda que o mesmo tribunal possui histórico polêmico ao, em 2007, permitir que uma menina de 12 anos tomasse hormônios masculinos.
Sobre este caso, o médico conta: "(...) Foi descoberto mais tarde que a mãe de Brodie, por causa de uma depressão pós-parto, teria sido feita uma lavagem cerebral na menina a comprado roupas e brinquedos de meninos e a ensinado a se comportar como tal."
Transtorno de identidade de gênero é uma condição em que a pessoa tem a aparência normal de homem ou mulher, mas se sente como sendo do sexo oposto.
Fonte: A Capa
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário