sexta-feira, 22 de maio de 2009

TESTE RÁPIDO PARA O HIV

TESTE RÁPIDO PARA O HIV

Centro de Referência da Diversidade faz parceria com Programa Municipal de DST/AIDS para ofertar Teste Rápido

A partir de 1º de junho, o Centro de Referência da Diversidade (CRD) realizará o teste rápido (TR) para o HIV toda primeira segunda-feira de cada mês. Na sede do CRD, usuários e pessoas da comunidade em geral poderão realizar o teste, receber aconselhamento, retirar material educativo e insumos de prevenção (preservativos e gel) e, quando necessário, ser encaminhado a um serviço de saúde.

O TR é uma maneira prática e segura de acesso ao resultado em menos de uma hora e já representa 25% do total de sorologias realizadas na rede municipal especializada em DST/Aids. A ampliação do teste rápido visa aumentar o acesso da população ao diagnóstico precoce e, consequentemente, ao início do tratamento imediato, nos casos de resultado positivo.

De acordo com Irina Bacci, coordenadora do CRD “a intenção é oferecer o teste em um ambiente acolhedor. Acreditamos que muitos dos nossos usuários, que têm dificuldades de comparecer a um serviço de saúde, poderão se sentir mais à vontade no CRD. Quem comparecer para fazer o teste rápido terá contato com nosso cotidiano de oficinas e atividades e poderá se integrar ao CRD”.

Segundo Mário Scheffer, do Grupo Pela Vidda, organização não governamental que administra o CRD, “a ampliação do acesso ao TR é fundamental para a diminuição do alto índice de diagnóstico tardio do HIV e da Aids. Oferecer o teste, o mais próximo possível das populações vulneráveis, como é o caso dos usuários do CRD, contribui para revertermos essa situação. Essa também é uma oportunidade de aproximarmos a política de assistência e promoção social, à qual o CRD está ligada, com a política de saúde e de HIV/Aids”.

Atualmente cerca de 43% das pessoas com HIV chegam aos serviços de saúde já com imunidade debilitada ou sintomas clínicos da doença. Muitas dessas pessoas encontram-se em situação de vulnerabilidade social, perfil do público atendido pelo CRD.

Esta iniciativa é uma parceria entre a (Secretaria Municipal da Saúde (Programa Municipal de DST/AIDS e o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – CTA Henfil) e o Centro de Referência da Diversidade.

Sobre o CRD

O CRD, que completou um ano de funcionamento em março de 2009, é um espaço administrado pelo Grupo Pela Vidda/SP, ONG que há 20 anos atua na luta contra a Aids. Viabilizado por meio de concorrência pública e de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o serviço integra o Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e da União Européia. O CRD desenvolve ações e atividades voltadas à inclusão social e geração de renda na região central de São Paulo. Os usuários do CRD são homens e mulheres profissionais do sexo; gays e lésbicas; travestis; transexuais e pessoas que vivem com HIV e Aids em situação de vulnerabilidade e risco social.


Sobre o Programa Municipal de DST/Aids – Secretaria da Saúde de São Paulo

A Secretaria municipal da Saúde, por meio do PM DST/Aids formula diretrizes e desenvolve ações e políticas públicas para prevenção, controle, diagnóstico, tratamento e pesquisa das DST/HIV/Aids na cidade de São Paulo. A Rede Municipal Especializada em DST/Aids, composta por 15 serviços de assistência e tratamento e mais 9 Centros de Testagem e Aconselhamento. Todos os serviços atendem gratuitamente, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Nos serviços são realizados testes, consultas, orientações e tratamento, além de distribuírem camisinhas, materiais educativos e kits de redução de danos para usuários de drogas injetáveis.

Mais informações no site www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br


Serviço:

Teste Rápido para o diagnóstico do HIV (simples, rápido e gratuito)
Data: Toda primeira segunda-feira de cada mês (a partir de 01/06)
Horário: das 15h às 18h
Local: Centro de Referência da Diversidade (CRD) - Rua Major Sertório, 292/294 – Vila Buarque
Telefone: 3151-5786



Fonte: e-mail de Irina Bacci

Nenhum comentário:

Postar um comentário