quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cuba volta a permitir cirurgias de mudança de sexo

Cuba volta a permitir cirurgias de mudança de sexo

Por Redação
03.06.09
Foto: Enrique de la Osa / Reuters Mariela Castro é a principal responsável pela conquista dos LGBT em Cuba

Mariela Castro é a principal responsável pela conquista dos LGBT em Cuba


Após mais de 20 anos de proibição, Cuba voltou a permitir a realização de cirurgias de transgenitalização, conhecida popularmente como cirurgia de mudança de sexo. O anúncio foi feito por Mariela Castro, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) e filha do presidente cubano Raúl Castro. Foram retomadas "cirurgias feminilizantes e masculinizantes com vistas a fazer a redesignação sexual completa".

O país tinha realizado até hoje apenas uma cirurgia de mudança de sexo, em 1988, mas a decisão foi suspensa pelo então presidente Fidel Castro. A revolução cubada na década de 1960, liderada por Fidel, internou os homossexuais em campos de trabalho. Por esse motivo e pelo fato dos homossexuais terem sido perseguidos até pouco tempo, a liderança de Mariela é tão importante.

Há 100 casos sob análise, 19 deles já estão prontos para se submeterem à operação. Há um ano, Mariela anunciou que estava preparando uma comissão composta por psicólogos, médicos e diversos especialistas. O acompanhamento é rigoroso e pode levar até dois anos para ser aprovado. Mariela também encabeçou, em 16 de maio, a primeira passeata pelos direitos LGBT pelo centro de Havana.

Nesta quarta-feira, dia 3 de junho, Cuba também voltou a fazer parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), que aprovou por consenso a readmissão do país, que havia sido expuslo da OEA em 1962 por pressão dos Estados Unidos, em meio a Guerra Fria.

Fonte: G Online


Leia também:
Cuba: Mariela Castro pede aprovação de lei que permite que trans mudem de nome e sexo


Nenhum comentário:

Postar um comentário