sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Austrália: Homens transexuais ganham o direito de mudar identidade sem cirurgia

Austrália: Homens transexuais ganham o direito de mudar identidade sem cirurgia
Por Redação 19/8/2009 - 17:17


Dois homens transexuais na Austrália ganharam na Justiça o direito de mudar a identidade sem ter feito cirurgia de adequação genital. Ambos já haviam entrado com pedido na Junta de Redesignação de Gênero do Oeste Australiano, que negou o pedido. Posteriormente entraram com ação no Tribunal Administrativo que deu parecer positivo. O órgão entendeu que, apesar de ainda terem vaginas, ovários e úteros funcionais, os dois já são reconhecidos como homens.

Em sua decisão o tribunal disse que os dois solicitantes passaram por mastectomia bilateral e tratamentos com testosterona, sofrendo uma série de mudanças físicas que são consistentes com a masculinidade. Também aceitou a afirmação dos solicitantes de que irão continuar com o tratamento hormonal para o resto da vida. Ainda no parecer, o tribunal afirmou que o aparelho reprodutivo é uma característica "física e fundamental da feminilidade, mas não é essencial".

Um dos homens comemorou em entrevista ao jornal ABC News: "Isso abre várias oportunidades para outras pessoas, que não tinham tentado até hoje ter seu gênero legalmente modificado por acharem que não teriam chance".


Fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário