sexta-feira, 6 de março de 2009

Transexual britânico ganha direito de ser mulher e se casar

12 de julho, 2002 - Publicado às 01h09 GMT

Transexual britânico ganha direito de ser mulher e se casar


Um transexual britânico ganhou sua batalha na Corte Européia de Direitos Humanos para ser reconhecido como uma mulher e pode se casar.

O advogado de Christine Goodwin chamou a decisão da corte de "um marco" na campanha do transexual de ser tratado como uma mulher.

O transexual, de 65 anos, disse à corte que a lei britânica havia lhe negado o direito de ter uma nova identidade sexual depois da operação de mudança de sexo.

No entanto, a decisão da Corte Européia de Direitos Humanos não invalia a lei britânica, apenas faz com que a setença seja levada em consideração no futuro.

Apelo

Goodwin agora vai apelar à Justiça britânica e espera que ela lhe conceda os mesmos direitos.

O julgamento do caso aconteceu no tribunal de Estrasburgo, na França. A sentença foi baseada na Convenção Européia de Direitos Humanos, que prevê respeito à privacidade e liberdade de escolha dos cidadãos europeus.

A Grã-Bretanha é um dos quatro países da Europa que não reconhece mudanças de sexo. Os outros são Irlanda, Andorra e Albânia.

Para Robin Lewis, o advogado de Goodwin, a decisão obrigará a Grã-Bretanha a realizar uma mudança na lei.

Goodwin alegou perante a corte que o fato de ela não ser reconhecida como mulher afetava sua vida sexual e financeira, já que ela não podia se beneficiar da política de pensões dadas às mulheres britânicas quando elas atingem os 60 anos.

A pensão é dada aos homens quando eles chegam aos 65 anos.

Goodwin trabalhava como motorista de ônibus e foi submetida a uma operação completa de troca de sexo em 1990.

Detalhes sobre um possível casamento de Goodwin não foram revelados.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário